O Que Você Sabe Sobre As Frutas

O que Você Sabe Sobre As Frutas

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Saiba tudo sobre as vitaminas presente nas suas frutas preferidas e quais são as frutas da estação para aproveitar da melhor forma.

FRUTAS DA ÉPOCA
TIPOS DE FRUTAS
FRUTAS DA ÉPOCA

Frutas da Época

Você sabe quais as frutas da estação? Aqui disponibilizamos uma tabela com as principais frutas das estações. Elas poderão lhe auxiliar numa alimentação correta ajudando você na montagem de uma dieta balanceada.

 

Frutas da Estação


Hortaliças

TIPOS DE FRUTAS

Tipos de Frutas

Conheça as vitaminas presente nas suas frutas preferidas.

 

Abacate

Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2g para cada porção de 110g. Possui, ainda, ferro, magnésio e vitamina C, E e B6.



Abacaxi

Rica fonte de vitamina C, com quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio. Uma xícara com pedaços de abacaxi fresco contém cerca de 75 calorias.



Ameixa

Uma boa fonte de vitamina C, assim como o potássio, riboflavina e outras vitaminas do complexo B.



Banana

Saudável, nutritiva e saborosa. É um dos melhores lanches naturais. Boa fonte de potássio, mineral que contribui para a função muscular adequada. As bananas são também fonte razoável de vitaminas B6, C e folato.



Cajú

A polpa do caju é extremamente rica em vitamina C e pode ser consumida pura em sucos, sorvetes, doces e bebidas. Assim, o suco de caju tem efeito diurético, depurativo e sudorífero. Alguns médicos naturalistas recomendam a polpa ou o suco nos tratamentos de diabete, eczema, reumatismo, no combate a gripes e resfriados.


 
Coco

Boa fonte de ferro e fibras. Contém grande quantidade de ácidos graxos, de fácil digestão.Contém também grande quantidade de gorduras e calorias!


 


Figo

Tanto fresco quanto seco é rico em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Apesar de ricos em calorias, os figos secos são altamente nutritivos. Os figos frescos podem proporcionar efeito laxativo. São ricos em magnésio, potássio, cálcio, ferro e fibras.


 

Goiaba

Excelente fonte de vitamina C, além de potássio e ferro. Apresenta alto teor de pectina e outros tipos de fibras dietéticas solúveis.



Inhame

Rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B. Contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro. É recomendado na prevenção de doenças como dengue, malária e febre amarela.



Jabuticaba

Boa fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo. Possui vitaminas do complexo B, assim como uma boa quantidade de vitamina C.



Kiwi

Excelente fonte de vitamina C, potássio e fibras. Pode ser utilizado como amaciante de carnes.



Laranja

Excelente fonte de vitamina C, além de beta-caroteno, folato, tiamina e potássio.



Limão

Excelente fonte de vitamina C. Apresenta poucas calorias, o que o torna uma opção mais saudável que os molhos a base de óleo.



Maçã

Tem poucas calorias e muitas fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol.



Mamão

Rico em potássio e vitaminas A e C. Seu extrato pode ser usado para amaciar carnes.



Manga

Excelente fonte de beta-caroteno, vitamina C, vitamina E e niacina. Possui alto teor de ferro e potássio. É saudável por ter baixo teor de calorias e alto teor de fibras.

 




Maracujá

Boa fonte de carboidratos. Contém as vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B. É rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro. Quando industrializado, o suco perde completamente o seu teor de vitaminas do complexo B.



Melancia e Melão

São doces, saborosos e possuem poucas calorias. Embora constituídos em sua maior parte de água, são bastante nutritivos, pois fornecem vitaminas A e C, potássio e outros minerais. As variedades amarelas têm alto teor de vitamina A. Alguns têm bastante pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.



Morango

Essa fruta doce e saborosa é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio. Possui poucas calorias e muitas fibras, além de bioflavonóides anticancerígenos.



Pêra

Fonte de vitamina C, folato e fibras. As pêras secas contêm mais calorias e nutrientes que as frescas.




Pêssego

Fresco é uma fonte pouco calórica de vitaminas antioxidantes. É rico em fibras. Os pêssegos congelados e enlatados contêm níveis mais baixos de vitaminas A e C e contêm mais calorias que os frescos. O seco por sua vez, tem mais calorias, produz uma fonte mais concentrada de nutrientes essenciais.



Uva

É uma das mais antigas e abundantes frutas do mundo. A maior parte de sua produção é fermentada para produzir o vinho. Possui alto teor de pectina e bioflavonóides. Boa fonte de ferro, potássio e vitamina C.

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